Quando o seu parente não é cristão

Quando o seu parente não é cristão
Conviver com um parente que ainda não nasceu de novo é uma experiência bastante comum entre nós. Este é um dilema que muitos irmãos e irmãs têm vivido.

Mas você não precisa se desesperar por isso. Deus pode te ajudar nessa caminhada.

Existem algumas atitudes sábias, porque bíblicas, que serão benção para sua família nesta dinâmica de relacionamento o com seu parente não cristão. Vejamos algumas:

AME-O DE VERDADE

“Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos. Mas eu lhe digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês.” Mt 5.43-44 Ntlh

Se Deus manda amar os inimigos, quanto mais os nossos parentes não crentes.

Não deixe o seu coração se tomado pelo ressentimento devido as incompreensões que podem surgir nos relacionamentos familiares.

ORE POR ELE INTENSAMENTE E PERSEVERANTEMENTE

“A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.” Tiago 5.16b.

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Rm 12.12 NVI
Há poder na oração.

Quantos testemunhos conhecemos de mães, esposas e filhos que viram seus parentes se converterem depois de anos de intercessão perseverante. Nunca desista de orar.

Enquanto oramos e perseveramos, Deus também está trabalhando em nossas vidas.

A oração é uma luta, e qualquer vitória na vida exige perseverança.

TESTEMUNHE COM SABEDORIA

A Bíblia está repleta de princípios que devem ser aplicados, atitudes como testemunho cristão em casa, um bom trato de sua casa, cuidado e atenção aos filhos, submissão e não rebelião, não fixação nas coisas exteriores, etc. Peça sabedoria a Deus ele ama a família.

Exemplos:

Às mulheres

“...se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa. 1 Pd 3.1b NTLH.

“A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos”. Pv14.1
É bom lembrar que estes conselhos deve ser aplicados aos homens também.

O homem também pode destruir o seu lar, pela falta de sabedoria!

Aos Maridos

“Do mesmo modo vocês maridos sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil...” 1 Pd 3.7a

Aos filhos - Um filho sem sabedoria pode ser um problema também:

“O filho tolo (sem sabedoria, sem bom senso) é a ruína do seu pai, e a esposa (o esposo também) briguenta é como goteira constante.” Pv. 19.13 (ampliação minha) NVI

O fato de haver uma esposa ou esposo crente na família significa que já existe uma benção de Deus sendo levada para dentro de casa, pois alguém ali está aliançado com Deus e esta benção pode atingir a família toda.

“Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido...” (1Co 7:14a.)

Então seja benção na sua casa!

Não compartilhe problemas internos da igreja com ele.
Valorize a sua igreja. Convide-o aos cultos, mas sem pressão.

Seja integro. Não tenha um comportamento dúbio - Na igreja é uma pessoa e em casa é outra.

Cuidado com o que e como você diz – ele não entende quando você fala de coisas espirituais, ainda mais quando usa o “evangeliques”. ( expressões como: ministração, canela de fogo, repleplé, a unção fluiu, etc.)

PERDOE COM GRAÇA

“Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês.” Lc 6.37Ntlh
“Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado.” Lucas 7.47b Ntlh.

No relacionamento com parentes não crentes é você que terá de perdoar muitas vezes. Afinal, você conhece a graça ele não. Perdoe mas não se acomode ao pecado dele. Drogas, álcool, espancamentos, violência contra os filhos, esposa, pais, e etc, precisam ser tratados, até com ajuda externa.

CREIA NO PODER DE JESUS

“E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!” Ef 3.20
Não perca a fé e a esperança. Deus pode mudar o a sua situação a qualquer momento.

O nosso Deus faz milagres verdadeiros e o maior milagre é a conversão.

“Agindo eu, quem o pode desfazer?” Isaias 43.13b.

NÃO ABRA MÃO DA SUA FÉ EM JESUS

“Porém, se o marido não-cristão ou a esposa não-cristã quiser o divórcio, então que se divorcie. Nesses casos o marido cristão ou a esposa cristã está livre para fazer como quiser, pois Deus chamou vocês para viverem em paz.” 1Co 7.15 Ntlh.

Não devemos nos afastar do nosso parente só porque ele não é cristão, nem deixar de lutar pela permanência dele(a), mas se ele decide nos abandonar por causa da nossa fé, temos de aceitar isso.
“Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor.” Mt 10.37

Fique firme em Cristo. Cultive um relacionamento de intimidade com Jesus
Você deve buscar manter-se firme na presença do Senhor, pois será isso que o manterá de pé diante do desafio. É dele que flui a graça que lhe capacita para lidar com o seu parente não cristão.

Conclusão

Leve Jesus para dentro de sua casa.
Deus não disse que todos os nossos parentes seriam salvos,
Mas eles têm a grande possibilidade de contar com você como a primeira testemunha dentro de sua casa para ministrar-lhes a palavra da salvação.
Maridos, esposas, filhos, sobrinhos, netos, tios, avós, etc. Sejam bênçãos em sua casa!
Amém.

Ednilson Correia de Abreu
Pastor da Primeira Igreja Batista em Ecoporanga – ES
ednilsonpr@hotmail.com
Fonte: adiberj

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18